Minha jornada de convergencia esta começando — quer acompanhar?

Angelo Bazzo
4 min readJan 17, 2022

Estou neste momento voltando de uma jornada de ministrações na igreja episcopal carismática em Recife. Durante os cultos eu alegremente usei as vestes litúrgicas que os pastores costumam usar para ministrar durante as reuniões principais. Eu estou muito alegre com a experiência. Se eu pudesse — hoje mesmo tornaria o movimento convergência (igreja que lidero) em uma igreja episcopal carismática. Os motivos para desejar fazer isso são muitos. Mas ao mesmo tempo sei que não poderia fazer isso imediatamente — precisaria ser um processo. E quem me conhece sabe que processos não é algo que sinto prazer em vivenciar. Mas se fosse possivel — amanha mesmo — eu adotaria o calendário litúrgico — as vestes sacramentos — a liturgia do culto- a sucessao apostolica (da maneira que eles entendem e nao na perspectiva Romanista).

Agora que você amigo pentecostal e restauracionista se escandalizou e começou a repreender o demônio na minha vida — deixe-me explicar o que estou querendo dizer, ou pelo menos — sente-se e observe a jornada que estou começando aqui. Se Deus permitir — quero explicar a você tudo aquilo que nos últimos dez anos eu tenho aprendido e explorado sobre esse “mundo” que até então era tão desconhecido para mim.

Vários irmãos viram nas redes socais as vestes que usei durante esses dias e me questionaram sobre o que eu estava fazendo — qual o sentido de “estar me vestindo como um padre?” rsrsrs.

Antes que você se escandalize ou tropece em farelos da eucaristia — eu vou me apresentar para que não me conheça: Me chamo Angelo — sou pastor de uma igreja independente chamada Igreja Cristã Convergência. Uma igreja evangélica — calvinista — carismatica (popularmente chamado de pentecostal).

Deixa eu ser mais claro. Eu acredito mesmo que é de tremenda importância uma igreja ser confessional subscrevendo os principais credos históricos. Digo isso para afirmar que:

  1. Eu creio no credo dos apostolos.
  2. Eu creio no credo niceno
  3. Eu creio nas 5 solas da reforma protestante.
  4. Creio nos **5 pontos do calvinismo.**
  5. Subscrevo Declaração de Chicago Sobre a Inerrância da Bíblia.

E esses sao só algumas nuances de minha Fé que basicamente é Cristã — Protestante — Reformada — Evangélica — Carismática e pós supercessionista (alguém que quer estar o mais longe possível da teologia da substiuicao).

Ok — então tendo me apresentado. Que raios um cara como eu estava fazendo em um culto de liturgia sao parecida com o culto católico romano?

A questão é que em 2013 enquanto estudava sobre adoração dia e noite eu conheci materiais que falavam sobre liturgia. O assunto que estava ao redor da minha era a liturgia celestial. Inclusive ha um video meu pregando sobre isso.

E foi por estudar a liturgia celestial que acabei conhecendo um pouco da teoria das liturgias culturais — teoria de James K.A Smith. Lembro quando assisti pela primeira vez a pregação do autor sobre a teoria “você é aquilo que ama” — era um fim de tarde — e eu fiquei em silencio por um bom tempo — completamente impactando. Minha vida foi mudada para sempre. Mas confesso que ainda estou com dificuldades de aplicar plenamente a teoria na minha vida e igreja.

Mas não foram somente videos — houveram muitos livros também. E lembro que naquela época (2013) nem se falava de tais livros serem traduzidos para o português. Mas hoje em dia possivelmente vários deles se ainda não foram traduzidos — eles estão sendo.

Um deles é esse livro aqui

É uma teologia bíblica da adoração. Mas não é somente isso. Existe algo alem — ou para alem — da superfície. Veja o texto do livro se encaixa como uma luva na linguagem que amo pensar sobre adoração profética. É um livro que ecoa não so no meu coração — mas de outros amigos também — muito do que pensamos sobre adoração dentro do nosso mundo carismático. E talvez alguém pergunte — ok — mas e grande coisa uai…

Acontece que esses caras e muitos outros sao de um mundo totalmente diferente do meu. É gente que batiza criança (Deus me livre — grita o credo-batista em mim) — é gente que participa da ceia de uma forma muito ritualística — para meu gosto pessoal. Mas são gente que pensa muito parecido — e as vezes igual a mim. E por isso eu comecei uma jornada. Uma jornada onde o nome da nossa igreja talvez tenha se tornado o nome de uma busca. E eu quero tentar compartilhar isso aqui com voce. Não prometo regularidade. Nao prometo textos com português correto. Isso é um teste. vamos ver no que vai dar…é um diário d uma jornada…me acompanhe se assim desejares.

--

--